Em entrevista ao repórter Bruno Cirillo do Jornal DCI (Página de Política, 30/03/2011), ao abordar questões ambientais, o Secretario Estadual do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, afirmou que duas situações críticas preocupam sua pasta: a primeira, é que "todo o esgoto de Guarulhos é jogado no Rio Tietê"; e a outra é que dois milhões de toneladas de lixo sobem diariamente a serra, por meio da rodovia Tamoios, e vão do litoral paulista para o aterro sanitário de Tremembé, o qual tem somente mais um ano de vida útil.
Segundo o secretário, "a ideia é criar alternativas para o lixo. Uma possibilidade é a reciclagem para geração de energia". Aparecido contou ainda que 70% da energia elétrica usada no Porto de Santos vem de uma usina construída por ingleses há cem anos.
Em relação a coleta e tratamento de esgoto da região do ABC, o Secretario Estadual do Desenvolvimento Metropolitano afirmou que o chamado programa Pró Billings em quatro anos contará com R$ 250 milhões do próprio governo do Estado e mais R$ 110 milhões do Jaica (Fundo de Investimento do Japão) para acrescentar mais 100 km a atual rede coletora de esgoto da região. “É uma grande obra que vai despoluir a Billings. Todo o esgoto será coletado e bombeado devidamente para a estação de tratamento”, conclui.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO
Em outra entrevista concedida ao jornalista Leandro Amaral do Diário Grande ABC para a coluna Repórter Diário (24/03/2011), o governador Geraldo Alckmin afirmou que a universalização do saneamento no estado de São Paulo é muito importante, porque implica na geração de água com qualidade. No caso de São Bernardo (palco recente do anúncio de diversas obras ambientais), até 2012 serão tratados 60% de todo o esgoto produzido na cidade, percentual que deverá alcançar 90% até 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva, comente, contribua, expresse sua opinião. Este blog foi criado para esta finalidade