segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DESENTUPIMENTO: HOTÉIS ATUAM NA GESTÃO DE RESÍDUOS DE ESGOTO


O programa Planet 21, conjunto de ações que visam o desenvolvimento sustentável, incluem medidas voltadas para o meio ambiente, saúde, desenvolvimento local e emprego, totalizando 21 compromissos em favor do bem-estar no planeta. Em consonância com os objetivos deste programa, desde julho de 2102 os hotéis do grupo Accor Brasil estão implantando sistemas de tratamento de esgoto compostos por três tanques (biológico aeróbio, anaeróbio e unidade de decantação), que permitem reutilizar 100% da água antes descartada no esgoto. O processo se baseia na ação de microrganismos gerados no esgoto, que decompõe a DBO demanda química de oxigênio) e a DQO (demanda bioquímica de oxigênio), responsáveis pela poluição, gerando um composto não prejudicial ao meio ambiente, que posteriormente é reciclado como matéria orgânica e nutrientes. Cada sistema trata aproximadamente 45 m³ de esgoto, equivalente a 56 dias de descarte de uma residência com quatro moradores.


Responsabilidade e sustentabilidade

Empreendedores e turistas geram impactos sobre o ambiente e comunidade local. Por isso, os hotéis se preocupam em desenvolver ações socioambientais visando contribuir com o desenvolvimento sustentável e com a proteção da região visitada. Estas ações sustentáveis envolvem medidas para economia de energia, utilização de produtos biodegradáveis, critérios para uso racional da água, lâmpadas econômicas, reutilização de toalhas, aproveitamento da iluminação natural e aquecimento solar, entre outros recursos. O tratamento de resíduos sólidos envolve a separação de materiais recicláveis como embalagens (papel, papelão, plástico, vidro, etc.), restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, bagaços de frutas, restos de varrição, poda de galhos, grama, entulhos de reformas, metais e líquidos. Para destinação correta destes resíduos de maneira organizada e limpa, deve ser criado um Centro de Triagem, onde ão separados e posteriormente encaminhados para empresas de reciclagens. Além de benefícios para o meio ambiente, tais iniciativas também geram lucros.

Gestão de resíduos de esgoto e desentupimentos
Há empreendimentos que utilizam fossas inadequadas, que geram mau cheiro, contaminam o lençol freático, córregos e outros recursos naturais, que inclusive são lançados diretamente nos cursos de água e poluem a região em que estão instalados. Porém, mesmo servidos por redes públicas de esgoto, os hotéis estão se preocupando com a gestão dos resíduos provenientes de ralos, lavatórios, pias, tanques, cozinha e banheiro. A implantação da mini estação de tratamento de esgoto, num primeiro momento pode até exigir um investimento financeiro considerável, mas em médio prazo se torna imprescindível. A separação dos resíduos exige uma estratégia prévia, com a instalação de lixeiras específicas para cada tipo de resíduo e sinalização para a conscientização de hóspedes e colaboradores para incentivar o uso do sistema.


Benefícios
A prevenção de doenças, a preservação do solo, da fauna, da flora e dos recursos hídricos são benefícios visíveis proporcionados pela gestão adequada de resíduos. Algumas regiões oferecem vantagens financeiras e fiscais para empreendimentos que desenvolvam ações de controle ambiental. Quanto mais rápido o hotel se adequar a legislação, mais vantagens terá no futuro. Dando preferência a hotéis ecologicamente responsáveis, o hóspede cumpre papel fundamental, incentivando o mercado hoteleiro a adotar soluções promotoras da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comente, contribua, expresse sua opinião. Este blog foi criado para esta finalidade