sexta-feira, 23 de maio de 2014

Efeitos da degradação da qualidade da água

A qualidade da água de cursos d`água vem sendo alterada devido ao lançamento de esgotos domésticos, esgotos industriais, agricultura com uso de agrotóxicos, desmatamento, canalização de rios, assoreamento do curso d´água.

Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água aumentou sete vezes. Da água do planeta 97 % é salgada, 2 % formam as geleiras e apenas 1 % é água doce encontrada na forma subterrânea em rios e lagos, distribuídos de modo desigual pela Terra. O Brasil possui 8% de dessa reserva de água, sendo que 80% da água doce do país encontra-se na região Amazônica, ficando os restantes 20% para o abastecimento das áreas do território brasileiro onde se concentram 95% da população.

Com o aumento da população humana e de seu desenvolvimento industrial e tecnologia, impactos diversificaram-se e aumentaram a:
a) produção de efluentes domésticos;
b) erosão seguida de alteração da paisagem pela agricultura, pela urbanização e pelo reflorestamento;
c) alteração de canais de rios e margens de lagos por meio de diques, canalização, drenagem e inundações de áreas alagáveis e dragagem para navegação;
d) supercolheita de recursos biológicos;
e) proliferação de agentes químicos tóxicos.

A poluição da água é ocasionado por contaminações bacteriológica e química, eutrofização e assoreamento. As contaminações são originárias principalmente do lançamento de águas residuais domésticas e industriais em cursos d`água.

O déficit de água e da qualidade da água traz conseqüências como impacto na economia, pois a água é primordial para diversas atividades industriais, agropecuária, alimentação. A falta de água pode causar queda na produção de alimentos, gerando tensões sociais e políticas, que podem acarretar guerras.

Os rios, lagos e águas subterrâneas são contaminadas por efluentes que contêm substâncias tóxicas, como pesticidas, metais pesados, produtos industriais e uma variedade de outras substâncias. Podendo causar a morte de organismos aquáticos e do ser humano ao consumir peixes contaminados e a água contaminada.

Os resíduos industriais tóxicos sejam líquidos, sólidos ou gasosos quando destinados de forma inadequada degradam o meio ambiente e a saúde humana. Os despejos realizados diretamente no solo, contaminam o solo, a água subterrânea e com a chuva podem ser levados para rios e lagos. Os despejos realizados diretamente na água contaminam a água e através da evaporação contamina o ar e em contato com o solo contamina o solo. Os despejos lançados no ar contaminam o ar e com a chuva contaminam o solo e a água.

A exposição humana a substâncias tóxicas através do contato, consumo de alimentos e água contaminada podem causar dores de cabeça, náuseas, irritações na pele e pulmões, reduções das funções neurológicas e hepáticas.
Evidências dos efeitos genotóxicos à saúde, como câncer, defeitos congênitos e anomalias reprodutivas, também têm sido mencionadas. Aumento de incidência de carcinomas gastrointestinais, de bexiga, anomalias reprodutivas e malformações congênitas tem sido encontrado em populações que vivem próximas a perigosos depósitos de despejo (Houk, VS., 1992).

Fonte:

Moraes DS de L & Jordão BQ. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Rev Saúde Pública. Ed. USP, São Paulo, 2002;36(3):370-4.

A Desentupir 24h destina o esgoto de modo correto para estações de tratamento de esgoto.

Somente 0,01% da água existente no planeta é apropriada para o consumo humano e freqüentemente estas fontes são contaminadas por esgotos descartados irregularmente em córregos ou em rios.
Para evitar essa prática, não basta a escavação de fossas sépticas para armazenamento do esgoto. Mas quando a fossa estiver cheia, é preciso chamar uma desentupidora séria para realizar o descarte correto dos resíduos.

A Desentupidora Desentupir 24h mantém caminhões tanques limpa fossa dotados de equipamento de sucção (sistema auto vácuo) que realizam a drenagem dos detritos e os conduz para descarte em estações de tratamento de esgotos.
Depois do tratamento, livre dos resíduos, a água limpa é disponibilizada para o uso da população, nas formas potável ou como água de reuso.
Com emprego de água de reuso, a Desentupidora Desentupir 24h realiza desentupimento de esgoto, de ralo, de pia, limpeza de fossa, limpeza de caixa d´água, verifica vazamentos, de forma sustentável, limpa, precisa e  satisfazendo totalmente as expectativas de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comente, contribua, expresse sua opinião. Este blog foi criado para esta finalidade