sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resíduos Sólidos que podem causar entupimentos nas tubulações de esgoto

 

O ato de jogar no ralo cotonetes, restos de comida ou a poeira varrida da casa, causa obstruções nos encanamentos que podem provocar graves entupimentos na rede de esgotos ou em casa.

Em São Paulo, a Sabesp realiza cerca de 2 mil desentupimentos por mês. As redes de coleta e tratamento de esgoto têm tubulações mais estreitas que as galerias pluviais, nas ruas. Por isso, entopem com mais facilidade quando se acumulam restos de comida ou objetos no seu interior.

O fio dental, fabricado com materiais cada vez mais resistentes, quando jogado pelo ralo, seu acúmulo acaba formando uma rede que prende outros materiais, obstruindo as tubulações. O excesso de produtos químicos de limpeza é outro problema freqüente, pois pode prejudicar o próprio sistema de tratamento dos esgotos, tornando-o ineficiente.

Nos locais onde não há tratamento de esgoto o descarte inadequado de produtos pelo ralo costuma agredir diretamente o ambiente. Isso porque os dejetos acabam sendo lançados nos rios, córregos e no mar, na maioria das vezes causando mau cheiro e a morte de animais e plantas.

No banheiro outros resíduos que podem ocasionar entupimentos são fraldas descartáveis, absorventes, pontas de cigarro e preservativos, ao serem jogados diretamente na privada.

Os fios de cabelo dos ralos do chuveiro e da pia também podem ocasionar entupimentos na tubulação ao serem acumulados.

Na cozinha, o óleo não pode ser jogado na rede de esgoto, pois além de contaminar o meio ambiente, dificultando o tratamento de esgotos. Reserve o óleo em garrafas pet e, quando tiver acumulado alguns litros, entregue-o a centros de coleta, que depois o usarão para fazer sabão. Consulte a prefeitura ou a empresa de saneamento básico da sua cidade para saber se esse serviço está disponível.

Fonte: Planeta Sustentável/Ed. Abril

http://www.desentupir24h.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comente, contribua, expresse sua opinião. Este blog foi criado para esta finalidade