quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Métodos não destrutivos

A Desentupidora Desentupir 24h atua com métodos não destrutivos em desentupimentos (MND), que reduzem ao mínimo as necessidades de intervenções nas superfícies, evitando rupturas de pisos ou paredes, proporcionando menos interrupções de tráfego e desocupação dos ambientes em que ocorrem problemas, principalmente em tubulações instaladas nos subsolos.
Os materiais e equipamentos utilizados pela Divisão de Métodos Não Destrutivos da Desentupidora Desentupir 24h são específicos para realizar reparos, recuperação, substituição ou reabilitação de tubulações de ferro fundido, cerâmica (manilha), concreto armado, cimento amianto, PVC, ferro dúctil ou aço construído no solo, que se encontrem avariado.
Algumas irregularidades são potenciais causadoras de avarias em redes de esgoto e de águas pluviais, entre as quais se destacam a deterioração, o desgaste pelo tempo de uso, dificuldades de reposição por descontinuidade de fabricação, incrustações de resíduos solidificados nas paredes dos encanamentos, corrosão, vazamentos por rupturas, sub-dimensionamentos, declives insuficientes para proporcionar vazão por gravidade, quebras, trincas e intrusão de raízes.
Nos países desenvolvidos, as redes de esgotos são monitoradas e diagnosticadas através de método não destrutivo (vídeo inspeção) em intervalos máximos de cinco anos.
Com os métodos não destrutivos, os desentupimentos são realizados com o mínimo de interferências internas, externas ou no entorno das edificações, permitindo que as atividades exercidas nos locais por moradores, indústrias, comércio e prestação de serviços não sejam interrompidas.

Além de reduzir a necessidade de abertura de pisos e paredes para a realizar eventuais reparos, a Divisão de Métodos Não Destrutivos da Desentupidora Desentupir 24h desenvolve ações preventivas com equipamentos de limpeza periódica (desentupimentos e raspagens), pesquisas e investigações de campo, mapeamento da redes existentes no subsolo por meio de geo radar (GPR - Ground Penetrating Radar), detecção eletromagnética (via rádio detecção) e por ultrassom (Geofone).
A vídeo inspeção e os diagnósticos por imagem são recursos fundamentais para determinar qual método não destrutivo deve ser empregado na desobstrução.
O sistema de vídeo inspeção e diagnóstico por imagem por CFTV (Circuito Fechado de TV) da Desentupidora Desentupir 24h utiliza a tecnologia “pipe view”, com câmeras especiais robotizadas dotadas de lentes de cristal de safira ultra resistentes e cabos de fibra ótica que identificam o real estado dos encanamentos, permitindo a execução de reparos pontuais, com exatidão, reduzindo a necessidade de quebrar pisos ou paredes.
Introduzidos no interior das tubulações, os equipamentos de vídeo inspeção possibilitam a visualização de eventuais avarias com absoluta clareza, gravando imagens em DVD para que sejam observadas as condições dos encanamentos antes e após a realização das desobstruções.
As imagens obtidas podem ser utilizadas na composição de relatórios e em inspeções pós-obras.
Os métodos não destrutivos também envolvem ações para aumentar a vazão dos sistemas de águas e de esgoto através do aumento do diâmetro dos encanamentos deteriorados ou da sua substituição por novos encanamentos ocupando o exato lugar dos antigos.
Cada vez mais presentes no nosso cotidiano, os métodos não destrutivos são aplicados na construção e manutenção de tubulações destinadas a redes de águas pluviais, redes de esgoto, gasodutos, oleodutos, transmissão energia, cabos de telecomunicações, instalações industriais, recuperação de solos contaminados, travessias de rodoviárias, de ferroviárias, de rios, de canais hídricos, etc.
A reabilitação de tubulações também pode ser feita através métodos não destrutivos, por meio de revestimentos com jatos de resina epóxi, argamassa de cimento e areia, argamassa acrílica (especialmente na recuperação de redes subterrâneas complexas ou de difícil acesso), mantas resistentes as efluentes de qualquer natureza (inclusive submetidos a altas temperaturas e a ataques químicos), além de redes que exigem trechos contínuos sem emendas ou juntas.
Entre as técnicas e equipamentos para métodos não destrutivos, se destacam:
- Ferramentas de fragmentação
Acopladas a tracionadores, permitem o acesso aos subsolos através de poços de visita, reduzindo a necessidade de escavações. Os equipamentos de fragmentação destroem as tubulações subterrâneas existentes e espalham seus fragmentos no próprio solo, permitindo a instalação de novas tubulações com o mesmo diâmetro ou com diâmetros maiores.
- Martelos pneumáticos percussivos acoplados a ferramentas de quebra/corte
Tracionados por guincho, os martelos pneumáticos percorrem a linha da tubulação, fragmentando os encanamentos existentes. Uma nova tubulação acoplada a ferramenta e puxada para o interior do solo preenchendo a posição que a tubulação substituída ocupava.
- Perfuratriz pneumática
Através da abertura de pequenos acessos, a perfuratriz pneumática constrói ligações de ramais domiciliares as redes coletoras públicas.
- Perfuração Direcional de Pequena Capacidade
O Sistema de Perfuração Direcional de Pequena Capacidade é adequado para tração máxima de até 10 ton. Indicado para instalação de tubos de pequenos diâmetros (de 50 a 300 mm) (especialmente para cabos de utilidade em áreas com tráfego intenso).
- Perfuração Direcional de Média Capacidade
Indicada para trações entre 10 e 50 ton, a Perfuração Direcional de Média Capacidade atua com acessórios especiais que permitem inclusive a perfuração de rochas. é adequado para instalação de tubulações entre 300 e 600 mm.
- Perfuração Direcional de Alta Capacidade
A técnica para Perfuração Direcional de Alta Capacidade envolve a instalação de estruturas de suporte, compostas por bombas de grande capacidade, recicladores de fluídos e guindastes e  exigem longos períodos para montagem e desmontagem dos equipamentos. Aplicado em trações superiores a 50 ton., o sistema é ideal para instalações de grande porte de redes de águas pluviais, redes de esgoto e demais atividades que exigem tubulações acima de 600mm, como a produção de gás (gasodutos), petróleo e de produtos químicos.
- Fluídos de Perfuração
Materiais como a bentônica, os polímeros, os lubrificantes, os afinastes (solventes) e os adensastes atuam como fluídos de perfuração para auxiliar trabalhos de escavação envolvendo métodos não destrutivos, atuando no jateamento das brocas perfuratrizes (resfriamento e limpeza das cabeças de perfuração), no transporte dos materiais escavados, na estabilização das perfurações, na prevenção de desmoronamentos e na manutenção dos materiais perfurados em suspensão, os fluídos de perfuração reduzem o atrito entre as tubulações e as paredes escavadas (abertura do “túnel” para passagem dos encanamentos).
Os métodos não destrutivos usados em desentupimento de esgoto e desentupimento de águas pluviais evitam interrupções nas atividades desenvolvidas nos imóveis durante a execução dos serviços.
Outro recurso aplicado em métodos não destrutivos é o desvio do fluxo dos encanamentos subterrâneos para tubulações aéreas provisórias, permitindo apenas interrupções parciais em pequenos trechos, por curtos períodos, até que as novas conexões possam ser ativadas.
Para evitar a ocorrência de entupimentos, a Desentupidora Desentupir 24h recomenda a adição de ações de manutenção preventiva periódica.
Evite o descarte inadequado de detritos através das tubulações e verifique as condições de desgaste das tubulações pelo tempo de uso.
Métodos não destrutivos proporcionam trabalhos limpos, econômicos, rápidos e ambientalmente corretos em todos os tipos de tubulações, reduzindo a necessidade de abertura de valas e contribuindo para que eventuais problemas sejam corrigidos com drástica redução dos transtornos causados aos usuários dos ambientes.
http://www.desentupir24h.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva, comente, contribua, expresse sua opinião. Este blog foi criado para esta finalidade